
Com alguma frequência, é preciso tirar a poeira e as marcas de dedo do seu equipamento de som a fim de preservar seu bom funcionamento e beleza.
Nesta hora, é preciso ter muito cuidado com o produto e os materiais utilizados para evitar desastres irreversíveis, que podem se tornar um pesadelo na vida de qualquer colecionador ou aficionado.
Para retirar a poeira, recomendamos a limpeza com uma flanela nova ou tecido macio em algodão.
Nada de escovas, líquidos, massas abrasivas ou qualquer material que possa causar arranhões no painel ou danificar permanentemente o gabinete do seu equipamento!
Pode-se utilizar um pano levemente umedecido em água para retirar a poeira ou sujeira e outro pano macio seco para concluir a limpeza.
Uma boa sugestão compartilhada por aficionados e colecionadores de equipamentos vintage é acrescentar algumas gotas de cera líquida do tipo “lustra-móvel” ao pano úmido. Em seguida, passar o pano macio seco. Esses produtos não oferecem riscos aos equipamentos (painéis, displays e gabinetes) e o resultado final é sempre satisfatório, além do brilho e cheirinho de limpeza.
Tenho feito este procedimento desde que comecei a minha saga pelo mundo do som vintage e lá se vão mais de 40 anos, sempre com resultados surpreendentes!
O uso de pincéis e cotonetes pode ser bastante útil para limpar as teclas, em volta delas ou naqueles cantinhos mais difíceis de se acessar.
Na dúvida, consulte sempre alguma pessoa mais experiente que você ou entre em contato com a equipe da Tecsom Áudio & Vídeo.